Passo a Passo: Como Registrar o SESMT Online no MTE e as Exceções! (Protocolo)

Olá Prevencionista! Você sabia que desde 2016 o registro do SESMT, o Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, previsto na NR-4, deve ser realizado por meio do Sistema SESMT, disponível no site do governo!? Ou seja, o registro não deve mais ser realizado através de protocolo! E sim por um sistema eletrônico, então vamos logo para um Passo a Passo: Como Registrar o SESMT Online no MTE e as Exceções! (Protocolo)! Ah, e também falar quando e como o SESMT deve ser Alterado!

Se preferir um vídeo explicativo, acesse o vídeo no nosso Canal do YouTube! 😉

Vamos entender um pouco melhor esse requisito da NR-4!

A Norma Regulamentadora nº 4 – Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT prevê que as empresas devem manter os SESMT com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

Sendo que o dimensionamento do serviço vincula-se a gradação de risco da atividade principal da empresa e ao número total de empregados do estabelecimento, devendo ser observado o quadro II desta NR, que estabelece quais e quantos profissionais deverão compor o SESMT podendo eles ter as seguintes formações:  Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.

quadro-2-nr4-sesmt-dimensionamento

A NR4 determina, por meio do item 4.17, que o SESMT deve ser registrado nos órgãos regionais do Ministério do Trabalho.

Antes da portaria os registros eram feitos fisicamente através de protocolos no Ministério do Trabalho, e cada vez que havia alteração nos membros do SESMT a empresa tinha que preencher nova documentação e entregar novo protocolo, tornando o processo demorado e sujeito a erros.

Com o intuito de facilitar o cumprimento da obrigação prevista na NR 4, tornando mais rápido o processo de registro dos SESMT, permitindo atualização dos dados on-line, de forma que o declarado reflita a realidade, o Ministério do Trabalho desenvolveu o Sistema SESMT.

Mesmo que a empresa já tenha o registro do SESMT protocolado no Ministério do Trabalho é obrigatório que ele seja feito pelo site desde 2016, conforme determinado na Portaria nº 559 de 2016 do Ministério do Trabalho. Vamos agora ver como registrar o SESMT Online no MTE e as Exceções.

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Passo a Passo: Como Registrar o SESMT Online no MTE e as Exceções! (Protocolo)

Na página sesmt.mte.gov.br você começa criando um cadastro e é recomendável que seja alguém de confiança, do SESMT ou RH, pois será o responsável em cadastrar e atualizar os dados do SESMT da empresa no sistema.

como-registrar-o-sesmt-cadastro-usuario

Após o cadastro, deve ser feito o login.

No primeiro acesso aparecerá no campo da esquerda 3 títulos (Empresa, Usuário e Sair), o campo SESMT não vai aparecer enquanto não for cadastrada nenhuma empresa.

como-registrar-o-sesmt-menu-empresa-usuario

Para cadastrar a empresa basta ir no campo Empresa e em seguida “Cadastrar Empresa” e preencher com o CNPJ, e outros dados solicitados.

como-registrar-o-sesmt-cadastrar-empresa

A partir daí o campo SESMT já estará disponível.

Para registrar o SESMT vá neste campo, no subitem “Declarar SESMT”.

como-registrar-o-sesmt-menu-sesmt

Em seguida, deve selecionar a empresa cadastrada.

como-registrar-o-sesmt-selecionar-empresa

 E o tipo de SESMT a declarar, conforme o determinado na NR 4.

como-registrar-o-sesmt-menu-sesmt

como-registrar-o-sesmt-tipo-de-sesmt

Ao clicar em Declarar, chega a hora de cadastrar o estabelecimento e clicar em confirmar.

como-registrar-o-sesmt-cadastrar-estabelecimento

Em seguida devem ser cadastrados os profissionais membros do SESMT, um de cada vez, sempre inserindo sua formação e justificando quando houver carga horária diferenciada.

como-registrar-o-sesmt-cadastro-dos-profissionais

como-registrar-o-sesmt-cadastrando-profissional

Após registrar todos os membros do SESMT você já pode enviar os dados ao MTE, para isso você deve clicar no botão VERIFICAR SEMT!

E clicar em SIM na confirmação para finalizar!

como-registrar-o-sesmt-verificar-sesmt-registrar-no-mte

Não deixe de clicar em Imprimir para que o recibo do registro seja gerado!

É muito importante salvar esse registro em algum lugar que seja facilmente encontrado.

O número do recibo será necessário para futuras alterações!

como-registrar-o-sesmt-imprimir-recibo-da-declaração

como-registrar-o-sesmt-número-do-recibo

Para fazer alteração no SESMT clique em SESMT/ALTERAR SESMT e insira o número que está no recibo, clique em buscar e aparecerá o seu SESMT.

como-registrar-o-sesmt-alterar-sesmt

como-registrar-o-sesmt-buscar-número-do-recibo

Para realizar a alteração clique no botão ALTERAR SESMT.

como-registrar-o-sesmt-fazer-alteração-no-sesmt

E então poderá alterar, excluir ou cadastrar novos profissionais.

como-registrar-o-sesmt-excluir-cadastrar-modificar

Ao finalizar a alteração não esqueça de clicar no botão VERIFICAR SESMT para enviar os dados alterados ao MTE.

como-registrar-o-sesmt-verificar-alterações

Existem algumas exceções para o registro online: Registro por Protocolo

Quando se tratar de um SESMT composto por mais de 30 estabelecimentos, é permitido às empresas protocolarem o registro diretamente nas unidades regionais do Ministério do Trabalho. Ou seja, neste caso poderá ser Online ou por Protocolo.

E nos seguintes casos de registro de SESMT do tipo comum previsto no item 4.14 da NR-4, deve ser efetuado diretamente nas unidades regionais do Ministério do Trabalho, não devendo ser utilizado o sistema SESMT:

  • do SESTR (Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural), previsto na NR-31
  • e do SESSTP (Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador Portuário), previsto na NR-29

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26 thoughts on “Passo a Passo: Como Registrar o SESMT Online no MTE e as Exceções! (Protocolo)

  • 12/09/2022 em 11:39
    Permalink

    Bom dia!

    Meu nome é Reinaldo Lima, tive meu cadastro inserido como engenheiro de segurança para o SESMT de uma empresa que infelizmente teve seu cadastro (e-mail e senha) perdido pela gestão anterior… gostaria de saber como devo proceder para atualizar este cadastro e tb retirar o meu nome do SESMT desta empresa que estou saindo.

    poderia me ajudar com isto?

    gratol

    Reinaldo Lima / englima@bol.com.br

    Resposta
    • 13/09/2022 em 14:40
      Permalink

      Olá Reinaldo! Sugerimos que você oriente algum responsável da empresa a recuperar o acesso conforme a orientação abaixo e posteriormente o responsável atualizar o cadastro.

      Como recuperar o acesso: As solicitações de alteração de e-mail e reenvio de senha de acesso devem ser encaminhadas para o e-mail sesmt@economia.gov.br. A solicitação deve ser encaminhada a partir do e-mail do titular da conta (CPF), na qual devem constar os dados pessoais do solicitante, dentre os quais o nome completo, CPF, telefone de contato, e-mail anterior (caso lembre) e o novo e-mail para alteração cadastral.

      Resposta
  • 29/08/2022 em 11:23
    Permalink

    como faço para acessar o cadastro do SESMT, pois esqueci a senha, e o email que consta no cadastro também foi cancelado, eu quero alterar as informações, mais não como devo seguir, alguém podem orientar ?????

    te.seguranca@carmocaldobrasil.com

    Resposta
    • 07/09/2022 em 18:27
      Permalink

      Olá Leudemi! As solicitações de alteração de e-mail e reenvio de senha de acesso devem ser encaminhadas para o e-mail sesmt@economia.gov.br. A solicitação deve ser encaminhada a partir do e-mail do titular da conta (CPF), na qual devem constar os dados pessoais do solicitante, dentre os quais o nome completo, CPF, telefone de contato, e-mail anterior (caso lembre) e o novo e-mail para alteração cadastral.

      Resposta
  • 13/06/2022 em 13:21
    Permalink

    Boa tarde,

    Preciso atualizar os dados do SESMT da empresa, porém não aparece a opção na página do sesmt. Eu tenho o numero do protocolo anterior. Pode ajudar?

    Resposta
    • 13/06/2022 em 15:38
      Permalink

      Olá Susane! Veja se o seu usuário foi vinculado à empresa.

      O usuário deverá vincular seu cadastro a uma empresa para se tornar usuário-responsável daquela empresa (Caminho: Menu Empresa > Cadastrar Empresa). Um usuário pode se vincular a mais de uma empresa. A partir de então, o usuário seleciona uma empresa (um contexto) para efetuar ações no sistema, podendo gerenciar os SESMT da empresa pela qual for responsável (editar, declarar, consultar, alterar, baixar etc.).

      Resposta
  • 17/05/2022 em 10:01
    Permalink

    Olá! Como devo proceder aqui na empresa, pois o login era vinculado ao email que foi desativado de uma funcionária que foi demitida e ninguém tem acesso? Qual a forma de recuperar?

    Resposta
    • 25/05/2022 em 11:21
      Permalink

      Olá Ciro! As solicitações de alteração de e-mail e reenvio de senha de acesso devem ser encaminhadas para o e-mail sesmt@economia.gov.br. A solicitação deve ser encaminhada a partir do e-mail do titular da conta (CPF), na qual devem constar os dados pessoais do solicitante, dentre os quais o nome completo, CPF, telefone de contato, e-mail anterior (caso lembre) e o novo e-mail para alteração cadastral.

      Resposta
  • 16/05/2022 em 16:55
    Permalink

    O empregador contrata via CPF, como proceder com o registro do SESMT¿

    Resposta
    • 28/05/2022 em 13:39
      Permalink

      Olá Marcio! O membros do SESMT devem ser empregados da empresa para fins de atendimento à NR-4.
      Conforme a CLT: “Art. 162 – As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.”
      Existe uma discussão atualmente sobre a possibilidade de terceirização, mas ainda não há nenhuma conclusão até o momento.
      Então, hoje, para o registro no site do MTE o membro do SESMT deve ser empregado da empresa.

      Resposta
  • 03/05/2022 em 16:37
    Permalink

    Olá, boa tarde !
    Posso ser ter o cargo (registrado na CTPS) como coordenador ou gerente de segurança ou de saúde e indicar no campo “Cargo” do registro do SESMT a formação do profissional (engenheiro ou médico do trabalho) ?
    Ou existe algum impeditivo legal que diga que isso não pode acontecer ?
    Obrigado desde já !
    Um abraço

    Resposta
    • 29/05/2022 em 19:03
      Permalink

      Olá Paulo! O registro do profissional no SESMT deve obedecer sua formação. Não há impedimento do profissional atuar na gestão como coordenador ou gerente, mas é necessário que ele atue dentro das atribuições do SESMT.

      Resposta
    • 26/08/2022 em 23:24
      Permalink

      Boa noite, a empresa aonde trabalho esqueceu o login e a senha, como faço para recuperar ou mudar a senha

      Resposta
      • 07/09/2022 em 18:28
        Permalink

        Olá Karla! As solicitações de alteração de e-mail e reenvio de senha de acesso devem ser encaminhadas para o e-mail sesmt@economia.gov.br. A solicitação deve ser encaminhada a partir do e-mail do titular da conta (CPF), na qual devem constar os dados pessoais do solicitante, dentre os quais o nome completo, CPF, telefone de contato, e-mail anterior (caso lembre) e o novo e-mail para alteração cadastral.

        Resposta
  • 11/03/2022 em 10:23
    Permalink

    Bom dia.

    Meu cadastro SESMT estava na empresa antiga que eu trabalhava e o e-mail para alteração de senha e dados era desta empresa antiga, que atualmente não tenho mais acesso ao e-mail.
    Como faço para alterar o e-mail de acesso, pois meu acesso está bloqueado e não tenho acesso ao e-mail antigo.
    Devido a este problema não consigo entrar no SESMT MTE para cadastrar, pois estou bloqueado e sem acesso ao e-mail para desbloqueio e alteração de senha.
    Alguém consegue me ajudar??

    Resposta
    • 30/04/2022 em 18:54
      Permalink

      Olá Aloes! As solicitações de alteração de e-mail e reenvio de senha de acesso devem ser encaminhadas para o e-mail sesmt@economia.gov.br. A solicitação deve ser encaminhada a partir do e-mail do titular da conta (CPF), na qual devem constar os dados pessoais do solicitante, dentre os quais o nome completo, CPF, telefone de contato, e-mail anterior (caso lembre) e o novo e-mail para alteração cadastral.

      Depois nos conte se funcionou!

      Resposta
  • 31/01/2022 em 16:20
    Permalink

    O funcionário que administrava o registro do SESMT foi desligado e não deixou o número do registro/recibo para acessarmos o sistema e fazer as alterações. Como podemos resgatar o acesso para atualizar as informações da nossa empresa?

    Resposta
    • 26/05/2022 em 21:44
      Permalink

      Olá Alcione! Desculpe pela demora na resposta. As solicitações de alteração de e-mail e reenvio de senha de acesso devem ser encaminhadas para o e-mail sesmt@economia.gov.br. A solicitação deve ser encaminhada a partir do e-mail do titular da conta (CPF), na qual devem constar os dados pessoais do solicitante, dentre os quais o nome completo, CPF, telefone de contato, e-mail anterior (caso lembre) e o novo e-mail para alteração cadastral.

      Resposta
  • 18/01/2022 em 14:24
    Permalink

    Entrei em uma empresa como tec. segurança do trabalho, primeira experiência na área, no caso a empresa é que me registra no sesmt ou esse procedimento é feito por mim? e como eu faria isso

    Resposta
    • 20/01/2022 em 17:40
      Permalink

      Olá Leonardo! Seja muito bem-vindo! Você deverá procurar o responsável em sua empresa que administra o registro do SESMT no sistema.

      Resposta
  • 06/01/2022 em 14:32
    Permalink

    Olá, boa tarde, tudo bem ?

    Alterar o técnico de segurança no sistema do MTE gera algum protocolo ?

    Att.

    Resposta
  • 07/12/2021 em 14:11
    Permalink

    Boa tarde!!!

    Gostaria de um apoio referente a cadastro das empresas filiais, tendo em vista o CNPJ da Matriz já está cadastrado, só que não aparece no link nenhum passo para que eu possa dar andamento no processo, como poderia resolver este problema.

    Obrigado

    Resposta
    • 20/12/2021 em 21:13
      Permalink

      Olá Claudio! O sistema trata as filiais como estabelecimentos da empresa matriz. Para isto, siga os passos:
      1) Menu SESMT > Declarar SESMT > Selecionar a Empresa
      2) Menu SESMT > Declarar SESMT > Selecionar um tipo de SESMT para Declarar > Cadastrar Estabelecimento
      3) Cadastrar Profissionais para o Estabelecimento.

      Resposta
  • 29/11/2021 em 13:24
    Permalink

    Boa tarde!

    A empresa em que eu trabalhava abriu falência, preciso recuperar meu login e senha, mais e-mail que esta cadastrado é o da empresa que faliu.

    Resposta

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