Plano de Ação do PGR e Controle de Riscos
No último post falamos de inventário de riscos, que nada mais é do que a compilação dos documentos de identificação e avaliação de riscos. Agora vamos falar sobre Controle dos Riscos e a etapa seguinte ao inventário, o Plano de Ação do PGR.
Se preferir, assista também este conteúdo em nosso canal no YouTube!
Controle dos Riscos do GRO e Plano de Ação do PGR
Após a avaliação e classificação dos riscos ocupacionais deve ser identificada a necessidade de adoção de medidas de prevenção e elaboração do plano de ação.
Medidas de Controle dos Riscos Ocupacionais
Escada de Controle dos Riscos
Mas afinal, como você sai de uma situação sem controle e chega em um controle eficaz?
Vamos usar a Escada do Controle para demonstrar melhor.
Primeiro você deve saber qual o problema e identificá-lo como um risco, que pode ser aceitável ou não, e decidir se será necessário implementar alguma ação para solucioná-lo.
É importante conhecer bem as causas que estão provocando esse problema e a partir de então começam as ações de controle, passando a buscar as possíveis soluções e saber quais são as alternativas possíveis (eliminação, substituição do material utilizado ou um sistema de engenharia para automatizar o processo, por exemplo).
As medidas de prevenção devem seguir a hierarquia de controle de risco que já citamos em post anterior. Clique aqui para ler.
Faz parte do processo aceitar a melhor solução, uma vez que muitas vezes por conta de limitações de verba, a solução escolhida não será a com menor risco. Mas essa decisão deve ser tomada pela empresa, e não pelo especialista em SST, que tem a função de assessorar. Também é importante conhecer os fornecedores, para que eles possam auxiliar nas soluções que sua empresa é capaz de financiar! E por fim, implementar a solução, avaliando a sua eficácia!
KIT Checklist NR’s atualizado com todas as NRs e Calculadora de multas integrada. |
Desempenho das medidas de prevenção
O desempenho das medidas de prevenção deve ser acompanhado de forma planejada e contemplar a verificação da execução das ações planejadas, as inspeções dos locais e equipamentos de trabalho e o monitoramento das condições ambientais e exposições a agentes nocivos, quando aplicável.
Quando os dados obtidos no acompanhamento indicarem ineficácia em seu desempenho, as medidas de prevenção devem ser corrigidas.
Medidas administrativas
É importante juntamente com a adoção de medidas administrativas planejar os treinamentos e conscientização dos empregados, pois muitas vezes esse tipo de medida depende do seu comportamento, em seguir algum procedimento. E quando não é seguido a empresa não pode justificar como um “ato inseguro”, que aliás já é um termo bem ultrapassado. A empresa é responsável em não tê-lo orientado ou cobrado da forma adequada.
A nova NR 1 é bem clara quando fala que a implantação de medidas de prevenção deverá ser acompanhada de informação aos trabalhadores quanto aos procedimentos a serem adotados e limitações das medidas de prevenção.
Um cronograma de inspeções para avaliar o atendimento aos procedimentos também é uma boa prática para garantir a implementação das medidas administrativas.
O acompanhamento da saúde dos trabalhadores através dos exames periódicos, também é uma forma de controle , assim como as análises de acidentes e doenças, quando houver.
Sempre que houver um acidente ou emergência, as medidas de controle devem ser revisadas para evitar que se repitam.
Plano de Ação do PGR
Ao classificar os riscos, a empresa deve determinar qual resposta dará à cada nível de risco. Se ela aceita o risco, se será necessário reduzir ou eliminá-lo, ou outras respostas que achar pertinente.
De acordo com essas respostas, os planos de ação devem ser elaborados e priorizados. O plano de ação não deve ser genérico, deve ser específico ao risco identificado. Possuindo responsáveis, cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados para as medidas de prevenção.
Sempre que os prazos forem postergados, ou for necessário algum ajuste no plano de ação, deve haver uma forma de justificar e registrar. Esses registros podem ser atas de reunião, listas de presença, fotos, processos internos, qualquer documento que a empresa julgue eficaz. para comprovar que o plano está sendo atendido conforme o planejado.
Resumindo, Plano de Ação do PGR é onde serão definidas quais medidas serão tomadas. Além da sua implementação, é necessário o acompanhamento, pois não adianta dizer que vai implementar se de fato não sair do papel. É importante avaliar se a medida foi eficaz e se trouxe uma redução no risco.
Baixe um e-Book exclusivo da Nova NR 1 em PDF. Clique aqui.
O Curso Formação Especialista em GRO / PGR tem 10 módulos completos e 10 conteúdos bônus, incluindo um modelo de referência para o PGR. Clique aqui e saiba mais. Veja também nossa avaliação sobre o curso aqui!